quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que comer antes do Exercício Físico?

Sabia que um estado nutricional carente favorece o aparecimento de fadiga precoce durante a prática de exercício? E que também a susceptibilidade para lesões musculares e articulares fica aumentada?

Antes de iniciar uma prática de actividade física moderada ou vigorosa (ou de longa duração), certifique-se que não sente fome e que terá disponível uma fonte de energia alimentar rica em hidratos de carbono, se precisar.Para além das particularidades genéticas e da aptidão física, o desempenho de cada indivíduo nas actividades físicas formais - geralmente caracterizadas por uma maior intensidade de esforço - depende bastante do seu estado de nutrição.

De facto, um indivíduo bem nutrido e que ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos e pobre em gorduras até três horas antes da prática de actividades físicas de maior intensidade, reúne boas condições para se exercitar de forma mais enérgica e confortável. O fornecimento de energia facilmente utilizada pelo sistema músculo-esquelético, a redução do catabolismo proteico (e consequente preservação da massa muscular, mesmo em actividades de maior duração) e a prevenção da hipoglicémia (nível de açúcar no sangue abaixo da normalidade), são alguns dos principais benefícios que uma alimentação correcta e equilibrada confere.

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. Uma ingestão de água frequente ao longo de todo o dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (por exemplo cerca de 500ml nos 60-90 minutos que o precedem) são recomendáveis.

A CONSIDERAR:
Ingira uma refeição rica em hidratos de carbono complexos (por exemplo, batata, arroz, massa, etc.) e líquidos (por exemplo sopa e água) três a quatro horas antes de se exercitar, ou, se isso não for possível, uma merenda (por exemplo, sanduíche e leite, barra de cereais integrais e sumo) entre 60-90 minutos antes do exercício.

Evite a ingestão de alimentos ricos em gorduras ou em fibras nas duas ou três horas que antecedem a sua actividade física. Estes alimentos têm uma digestão mais demorada e podem causar problemas gástricos no decorrer do exercício.
Mesmo que opte pelos horários matutinos para se exercitar, pode sempre ingerir um pequeno snack antes de sair de casa. Uma peça de fruta e um iogurte sólido representam uma opção interessante.

Existe uma elevada variabilidade individual face às preferências do plano alimentar mais adequado ao exercício; descubra o seu plano ideal com um nutricionista!
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: