quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Natação e os Seus Quatro Estilos

A natação são os movimentos que nos permitem manter o corpo em cima da água e deslocarmo-nos nela. Não é muito difícil fazer isto, uma vez que o nosso corpo é mais leve que a água e os movimentos coordenados da natação, com braços e pernas, mantêm-nos à superfície.
Dentro da natação ainda existem muitas outras competições: saltos para a água, natação sincronizada e o mergulho em apneia (sem garrafas de oxigénio). Mas agora vamos falar do quatro estilos da natação.

1 - Mariposa:

A "mariposa" é o mais recente dos quatro estilos e pensa-se que é o segundo mais rápido. É preciso ter muita força e fôlego e conseguir mover muito bem os braços e as pernas (o "batimento de golfinho"). Como a cabeça está totalmente dentro de água, é a força que fazemos com os braços que nos ajuda a levantá-la para respirar.

2 - Crawl:

O "crawl" é um estilo difícil que exige um bom controlo dos movimentos. Os braços entram e saem da água um de cada vez. As pernas fazem batimentos alternados. O nadador respira virando a cabeça para o lado do braço que está no ar, a todas as braçadas ou de duas em duas.


3 - Costas:

Já reparou que "costas" é um estilo muito parecido com o "crawl", mas está-se de barriga para cima? O corpo deve estar o mais horizontal possível e os movimentos são muito semelhantes, as pernas batem em movimento alternado e os braços rodam um de cada vez. Como se vai de costas é difícil ver para onde se está a ir, por isso é que existem bandeirinhas por cima das piscinas!






4 - Bruços:

"Bruços" é o mais lento dos quatro estilos, porque é baseado na rapidez dos movimentos efectuados com os braços e com as pernas. Ao nadar o corpo fá-lo como uma rã: quando se dá o movimento dos braços, as pernas estão esticadas e quando os braços voltam, as pernas dão um "pontapé", as duas ao mesmo tempo.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

9 comentários:

Anônimo disse...

axo ke isto ta tudo muito bem explicado so ke axo ke os sites devia de falar mais sobre a origem de cada estilo

Abcdesporto disse...

Caro amigo:
Obrigado pela sua visita, mas no que concerne à informação especifica sobre esta matéria, como deve entender era muita informação para aqui ser postada, no entanto se necessitar de informação mais detalhada para a realização de algum trabalho é só pedir ao administrador deste espaço.

Saudações Desportivas.

Abcdesporto.

Anônimo disse...

Eu acho que está tudo muito bem e que ajuda muito para os alunos

Anônimo disse...

Até ta fixee, serviu imensso para me levantar a nota no trabalho...=D

Vítor Araújo disse...

Era espetacular se a modalidade de Mariposa tivesse uma ilustração como as outras, porque é a única que eu ainda não sei praticar =) mas quanto à informação, muito esclarecedor!

Saudações!

teste disse...

Muito bom, estou a 03 semanas nadando no SESC e tenho tentado aprender sozinho, já que não posso fazer aula(dindin), e as explicações do site sanaram minhas duvidas ... e me ajudou a continuar com a natação ....

Reg Ferreira disse...

muito bom é exatamente o que acontece em cada estilo mas vcs esqueceram de por como eles são chamados popularmente , o mariposa é mais conchecido como borboleta e o bruços é mais conhecido como peito . fasso natação a 3 anos e tenho uma certa xperiencia por isso digo vcs acertaram mas valtou apenas aquilo que eu disse , tirando isso sua explicação está otima .

krelid nuva disse...

muito baum, mi ajudou pa caramba graçais cara lindo

NadadorAnonimo disse...

Boa Tarde

Eu acho que este site e muito interessante na medida em que precisei de saber mais sobre a natação em si.Espero que no futuro pessoas como eu descubram este site e aprendam tanto assim como eu.

Saudações e continuem com o bom trabalho =D