domingo, 1 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO NA ACTIVIDADE FÍSICA...

O AQUECIMENTO é a primeira parte da actividade física e tem como objectivos preparar o atleta/praticante tanto fisiologicamente como psicologicamente para a actividade física.
A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou simplesmente um actividade de lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal do praticante.
O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:
Aumento da taxa metabólica,
Aumento de fluxo sanguíneo local,
Melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos,
Aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos,
Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso,
Diminuição do tempo de relaxe muscular após contracção,
Aumento da velocidade e da força de contracção muscular,
Melhoria na coordenação e mobilidade,
Aumento da capacidade das articulações para suportar cargas.
Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos musculares menos susceptíveis a lesões.
A temperatura elevada fornece estimulo suficiente para a vasodilatação que, por sua vez, resulta no aperfeiçoamento do fluxo sanguíneo.
Por exemplo, o fluxo sanguíneo para o músculo-esquelético em actividade pode ser aumentado, em parte devido às elevadas temperaturas aí localizadas.
A distribuição dos substratos necessários e a remoção dos produtos metabólicos derivados dos músculos actuantes são dois processos fisiológicos que são favorecidos devido à vasodilatação induzida pela temperatura.
Além disso, o aquecimento causa um transporte prematuro na distribuição do fluxo sanguíneo no corpo. Este transporte aumenta o fluxo relativo para as áreas relacionadas com o exercício (ex.: músculos activos) e por sua vez, diminui o fluxo para as circulações não essenciais (ex.: membros não actuantes, vísceras, etc.).

No treino desportivo (na actividade física), a literatura especializada divide o aquecimento em três estruturas relacionadas quanto à especificidade da modalidade, PASSIVO, GERAL e ESPECÍFICO, que em artigo seguintes passaremos a descrever, bem como os factores que influenciam o aquecimento.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: