quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pensar Filosofico sobre a "Orientação de Treino"...

No desporto usamos esta terminologia para todas as actividades conduzidas e aconselhadas pelos técnicos desportivos (treinadores ou monitores), com o objectivo de atingir rendimentos elevados no treino e na competição.
O técnico desportivo deve ter em conta as características morfológicas individuais dos jogadores/atletas, bem como as condições específicas da situação competitiva. É baseada num sistema de códigos (verbais, sinais …) descritos durante o período de preparação para poder intervir rápida e eficazmente.

Objectiva a estabilização do comportamento e a modificação ou correcção do comportamento em caso de atitudes negativas, mudanças de condições da situação competitiva, ou mudança do conceito táctico.
A orientação inclui elementos cognitivos (instruções, tarefas) e elementos afectivos (reforço, espírito de luta, sacrifício).

A orientação durante a competição/jogo materializa uma assistência durante a mesma como por exemplo:

Um feedback imediato durante o mesmo,
Analise e modificação das operações técnicas e tácticas,
Concelhos durante os "tempos",
Assistência após a competição/jogo.

A orientação durante a competição/jogo deve sempre ser dirigida à tarefa e nunca à pessoa, nem tão pouco reforçar erros.

"Em Orientação, os atletas de topo são aqueles que cometem menos erros e ao mesmo tempo são os mais rápidos na execução do percurso" (Steve Bird, 1996)

É este o pensar filosófico que temos relativamente à "Orientação de Treino".

Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

Nenhum comentário: