sábado, 5 de abril de 2008

Pensar "O DESPORTO"


O Desporto poderá ser actualmente encarado como um fenómeno social de grande dimensão e complexidade, não se podendo desatar dos vários sectores da vida comum, quer seja no domínio do sector da Indústria, da Economia, da Ciência ou mesmo da Política.
O Desporto é um dos reveladores do poder de um país reforçando a identidade Nacional, Regional ou mesmo a nível Local, dando ao Ser Humano a sensação de pertencer a um mesmo grupo. Aproxima jogadores e espectadores, sócios e não sócios facultando-lhes uma conexão de pertença e igualdade de direitos, sensação impar na sociedade onde nos inserimos.
Por outro lado, o Desporto parece constituir uma actividade fundamental no processo de desenvolvimento do Ser Humano, revelando-se como sustentáculo no processo educativo do jovem praticante, No entanto, a esta definição de princípios, por todos aceite, não tem correspondido a concretização de uma acção eficaz, estando o nosso Clube na cauda dos clubes da Região, no que diz respeito aos índices de prática desportiva, bem como dos resultados desportivos.
Ao nível da política desportiva, não existe nada de sólido, para além de algum trabalho Desgarrado, sem Nexo, Formação ou mesmo ocupação salutar dos nossos jovens, descorando os princípios bases do Desporto …
Aos Clubes compete dinamizar acções de índole Desportivo-cultural, substituindo o Estado nas suas obrigações, proporcionando à sua comunidade onde se insere a possibilidade de uma prática desportiva regular, bem orientada e com projectos bem definidos e estruturados.
Esperamos que o "Pensar Desportivo Local" tenha uma nova visão de futuro.

Carlos Fernandes/Aluno de Desporto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosteis do seu artigo sobre o pensar o desporto. Nota-se que é uma pessoa tem uma visão ampla do conceito do desporto. Só espero que Estado (autarquias) e clubes desportivos agreguem esforços para que de futuro o fenómeno desportivo venha a ser visto no âmbito do conteúdo deste artigo.

Vamos todos pensar o desporto.

Anónimo Bragança