terça-feira, 23 de maio de 2023

O Jovem atleta e o treino desportivo.

Quem nunca ouviu dizer que os jovens desportistas não são “adultos em miniatura”?

Os jovens atletas têm uma dinâmica fisiológica própria, um controle neuro-endócrino e metabólico também específico e vivem uma realidade psicológica única na sua etapa.

Neste contexto todos os profissionais envolvidos de alguma forma na atividade desportiva de jovens atletas, incluindo os fisioterapeutas, deveriam ter uma formação pedagógico-cientifica sólida e promover a multidisciplinaridade da sua intervenção.

O conhecimento dos padrões de crescimento e de maturação neurobiológica de cada jovem atleta, a avaliação das suas características físicas e psicossociais, o domínio dos fatores de risco de lesão (extrínsecos e intrínsecos) associados à prática da cada modalidade devem constituir os pilares fundamentais da intervenção multidisciplinar para que os jovens atletas possam praticar um melhor desporto num contexto de maior prazer, segurança, afirmação individual e mesmo coletiva.

Assim o plano de treino do jovem atleta dever ser estudado, organizado e aplicado á sua dimensão fisiológica, tendo em conta a idade e a sua estrutura anatómica e psicológica.

Nenhum comentário: