domingo, 6 de dezembro de 2009

Bateria de Avaliação da Aptidão Funcional de Fullerton

O envelhecimento é um dos fenómenos que mais se evidencia nas sociedades actuais. A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida desta população, por parte de diferentes entidades, é cada vez mais notório.
O envelhecimento tem sido descrito como um processo, ou conjunto de processos, melhor dito, inerente a todos os seres vivos e que se expressa pela perda da capacidade de adaptação e pela diminuição da funcionalidade.
Neste sentido, e em termos de saúde pública interessa, sobretudo, conhecer as formas de tentar atenuar esta degeneração progressiva.
A actividade física regular tem sido descrita como um excelente meio de atenuar o envelhecimento dentro dos vários domínios tanto físico, psicológico e social.
No entanto, embora a generalidade dos idosos já reconheça a importância da actividade física para a funcionalidade e para a prevenção de algumas doenças que contribuem para o bem-estar geral, os idosos, por imposições sociais e de percepção da sua competência motora, continuam a ser inactivos.
Tendo em conta estes pressupostos apresentamos um programa de Ginástica 65+ para a terceira idade baseada na " Bateria de Avaliação da Aptidão Funcional de Fullerton ".

A "Bateria de Fullerton" constitui num instrumento de avaliação no contexto da aptidão física funcional e do equilíbrio de pessoas com mais de 60 anos de idade.
A aptidão física funcional é reconhecida como a capacidade fisiológica para realizar actividades normais do dia a dia de uma forma segura e independente, sem excesso de fadiga.
A Bateria de Aptidão Física Funcional de Fullerton avalia a capacidade dos sistemas: músculo-esquelético, cárdio-respiratório e neurológico através da avaliação de parâmetros físicos com a capacidade cárdio-respiratória, a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal.
Os objectivos desta avaliação reflectem a necessidade de identificação do risco de perda funcional no sentido de a prevenir ou atrasar, de prescrição no âmbito da prevenção, da reabilitação e de monitorização de programas de intervenção em pessoas idosas.
A Bateria de Avaliação da Aptidão Funcional de Fullerton, foi concebida tendo em consideração duas finalidades funcionais:
1ª – Que possa ser facilmente administrada e que seja fiável para que o conjunto dos seus exercícios possa ser utilizado pela comunidade em geral.
2ª Que este conjunto de exercícios esteja de acordo com padrões de aceitabilidade cientifica no que concerne à fiabilidade e validade.
Vamos tudo zelar para que os mais idosos tenham uma vida activa e sadia!
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: