sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Valvulopatias...

O coração tem quatro cavidades:
duas pequenas superiores, ou aurículas, duas grandes cavidades inferiores, ou ventrículos. (Ver imagem anexa).
Cada ventrículo possui uma válvula de entrada e outra de saída, pelo que o sangue só pode circular numa direcção.
A válvula tricúspide abre-se da aurícula direita para o interior do ventrículo direito e a pulmonar do ventrículo direito para o interior das artérias pulmonares.

A válvula mitral abre-se da aurícula esquerda para o interior do ventrículo esquerdo, enquanto a aórtica abre-se a partir do ventrículo esquerdo para o interior da aorta.
O mau funcionamento das válvulas cardíacas pode manifestar-se de duas formas:

deixarem escapar sangue por elas - (regurgitação ou insuficiência valvular),
ou não se abrirem adequadamente - (estenose valvular).

Cada perturbação pode alterar gravemente a capacidade de bombeamento do coração. Por vezes, uma mesma válvula pode ter ambos os problemas.

O resto do sistema circulatório (cardiovascular) é composto por artérias, arteríolas, capilares, vénulas e veias.

As artérias, fortes e flexíveis, transportam o sangue do coração e suportam a maior pressão arterial. A sua elasticidade permite manter uma pressão arterial quase constante entre cada batimento cardíaco.
As artérias e arteríolas mais pequenas têm paredes musculares que ajustam o seu diâmetro, com o objectivo de aumentar ou de diminuir o fluxo de sangue para uma zona em particular.
Os capilares são vasos minúsculos, com paredes extremamente finas, que actuam como pontes entre as artérias (que levam o sangue que sai do coração),
As veias (que o levam de regresso para ele - coração). Por um lado, os capilares permitem que o oxigénio e as substâncias nutritivas passem do sangue para os tecidos e, por outro, deixam também que os produtos a eliminar passem dos tecidos para o sangue.

Os capilares vão dar às vénulas, que, por sua vez, vão dar às veias que chegam ao coração.
Dado que as veias possuem paredes muito finas, mas são geralmente mais largas que as artérias, transportam o mesmo volume de sangue mas com uma velocidade menor e com uma pressão muito inferior.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

2 comentários:

Pedro Silvares disse...

Boa noite,

estaria interessado em escrever para um blog de Futebol? poderia escrever àcerca de lesões comuns neste desporto, ou qualquer outro assunto que pretenda abordar.

Cumprimentos
negociosdofutebol@gmail.com

Abcdesporto disse...

Amigo “Pedro Silvares”:
Obrigado pela sua visita ao espaço do Abcdesporto.
Relativamente ao seu pedido, fico ao seu dispor, no entanto também pode usar o "Abcdesporto" para reeditar alguns dos artigos que lá se encontram.
Um Abraço amigo e Votos de um Santo Natal.
Abcdespoorto