quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Que Festas em Carrazeda?...



Ao ler atentamente o cartaz sobre o programa da Feira do Vinha da Maçã e do Azeite para 2011, fiquei surpreendido pelo facto de ver tanta música e possível animação, sem haver destaque à atividade física da nossa gente.
Durante os três dias de evento não consigo encontrar uma atividade física por pequena que ela seja, (passeio pedestre, prova de BTT, jogo de futebol, futsal, atletismo, jogos tradicionais, ou simplesmente uma corrida de sacos para os mais pequenos), no cartaz deste evento. Nada, mesmo nada!
Continuamos a viver de música e degustação. A preocupação com a saúde e o aspeto físico do nosso povo não encaixa nos objetivos principais deste acontecimento CULTURAL.
Pois, como os mais atentos sabem, “nem só de pão vive o homem”!
Tempos, já lá vão, em que esta Feira fazia-se representar com uma atividade de cariz Cultural/desportiva, onde se chegavam a encontrar três gerações (pais, filhos e netos), onde durante 3 a 4 horas ocupavam o seu tempo com o jogo da malha e do xino.
Não era necessário ter um ou dois técnicos de desporto para por Carrazeda a Mexer. Um pouco de boa vontade, juntamente com algum conhecimento da realidade do concelho, aliado ao trabalho voluntário e um pouco de carolice era possível por esta gente a “Bulir”.
Os tempos passam, mudam-se as vontades, a tradição e o nomadismo vão dando lugar ao comodismo e inércia deste povo. Um pouco por culpa de quem tem responsabilidade nesta matéria, nomeadamente por aqueles que não são capazes de programar a longo prazo atividades capazes de por “Carrazeda a Mexer”.
Fazer atividades, qualquer pessoa as faz, mais importante que isto é saber/organizar uma boa planificação de longo prazo que seja capaz de colmatar rapidamente qualquer dificuldade que se apresente.
Esperamos que de futuro haja um pouco mais de atenção na elaboração das atividades que farão parte do cartaz deste acontecimento.
Desculpem o meu desabafo, mas era impossível não fazer este reparo constritivo ás festas da minha terra.
Nota: (Este texto foi redigido com base no novo acordo ortográfico)
Abcdesporto/C.Fernandes

2 comentários:

Zeca Araújo disse...

Concordo plenamente com tudo amigo Carlos. Estive em 30 de Agosto de 2010 na prova de B.T.T.e para isso fiz mais de 200 Kms para participar,ver a minha terra e amigos.Pena não existirem actividades que ponham a gente em movimento...Certamente que isto vai ser reparado.
Saudações Desportivas

Anônimo disse...

Ola Carlos, Penso que estas enganado com tantas 'tasquinhas'!! com toda a certeza que o exercicio de levantamento de copos existiu.
Logo .... houve pelo menos aquecimento ao nivel dos bracos ...

Agora a serio claro que tens toda a razao, acho que devias propor algumas alteracoes ao programa.

Abc
Rui