terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Mergulho em Apneia...

Com a chegada do verão dedicamos algum tempo à piscina, para isso devemos saber mergulhar com segurança. Antes de mais é preciso saber que tipo de mergulho se quer praticar.

Genericamente, existem dois tipos:

1º- Em APNEIA - (apenas com o ar que gerimos com manobras ventilatórias). A apneia trata-se de uma suspensão voluntária ou involuntária da respiração.

De forma involuntária, como por exemplo a apneia do sono, ou seja, um distúrbio no qual a pessoa pára de respirar com frequência quando se encontra a dormir. No mergulho livre em apneia, o praticante retém o ar nos pulmões durante toda a imersão ou seja, há a suspensão voluntária da respiração para manter o fôlego durante o mergulho. Quanto maior o volume de ar inspirado, maior pode ser o tempo da apneia.

O mergulho livre em apneia é uma prática recreativa de observar o fundo do mar através do uso de máscara, snorkel e barbatanas que foi elevado à categoria de desporto, e neste caso o desafio é manter uma apneia que possibilite ao praticante percorrer a maior distância, atingir a maior profundidade ou estabelecer o maior tempo possível submerso.

A figura de um mergulhador desafiando os limites do seu próprio corpo e as condições impostas pela natureza é de grande impacto emocional. Como em todos os desportos, o importante é superar marcas e limites, mas o mergulho em apneia é fascinante pela concentração e harmonia com o ambiente onde é praticado.

O corpo do mergulhador é envolto numa atmosfera de paz que contrasta com o alto nível técnico usado para estabelecer recordes. Sem o uso de aparelhos para respiração, o mergulho livre em apneia é praticado no mar, lagos e piscinas.

2º- Ou SCUBA (Self-Contained Underwater Breathing Apparatus, com botijas de gás pressurizado). Qualquer uma destas formas deve ser segura para pessoas saudáveis, sempre dependendo do nível de dificuldade e profundidade do mergulho.

O mergulho em apneia é o mais simples e qualquer um pode praticá-lo com conselhos de especialistas. O SCUBA, não sendo complicado, requer a ajuda e acompanhamento de técnicos especializados, pois quer o manuseamento do material quer o domínio da técnica e da fisiologia básicas exigem conhecimentos precisos e bem interiorizados.

Do ponto de vista físico, basta apenas apresentar uma boa capacidade aeróbia, força concêntrica nos membros inferiores e conseguir mergulhar em apneia quer na piscina quer no mar (se quer começar com este mergulho e não está habituado, faça-o sempre com um colega experimentado).

Do ponto de vista técnico, é importante saber nadar/mergulhar com barbatanas de mergulho, treinando primeiro na piscina e depois no mar.

Por Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: