domingo, 10 de abril de 2011

Actividade Física e o Idoso

O Verão aproxima-se e com ele a necessidades do ser humano se movimentar, nomeadamente os mais idosos que necessitam de convívio social, contacto com a natureza, tendo em conta que passaram a grande parte do inverno parados dentro de casa.


A actividade física poderá ser um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, diz "que não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade". Simplesmente porque o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas actividades do dia-a-dia, como por exemplo subir as escadas, carregar panelas de pressão, fazer as camas, jardinar ou mesmo abaixar-se para ver o forno.


A actividade física irá melhorar a sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas quotidianas.


A maioria dos idosos, hoje, preferem fazer caminhadas por dois motivos: Não é preciso ter habilidades específicas e é uma actividade que não tem custo.


É bom lembrar, alerta Sumire Okuma, “que a caminhada não supre todas as necessidades do corpo, pois trabalha apenas o sistema cardiovascular e o músculo-esquelético. Esse último fica restrito apenas aos pés e às pernas”. Já a hidroginástica pode ser adoptada pelos que gostam de água, independentemente de saberem nadar, pois este conhecimento não é pré-requisito e trabalha grande parte dos músculos do corpo humano.


O Idoso poderá fazer actividades físicas duas vezes por semana, pelo menos, por uma hora, mas não existe receita. Poderá dedicar-se apenas uma vez por semana e isso será sempre melhor do que levar uma vida sedentária. Além disso, as limitações devem ser apenas físicas. Se, por exemplo, a pessoa tiver 92 anos e quiser fazer dança do ventre, não haverá problema. "O idoso deve saber diferenciar o que é limitação física das sociais", adverte Sumire Okuma.


Resumindo:


O importante é que o nosso idoso se mexa, para que possa levar uma vida melhor e aumentar a sua longevidade. No entanto antes de praticar actividade física deverá aconselhar-se com o seu medico de família, para que este o possa orientar quer no tipo de actividade fisica a escolher, quer mesmo na sua duração semanal.


Não se esqueça que movimento é saúde e a saúde é vida. Se quiser viver tem que se mexer.


Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: