segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Treino em Zonas Acidentadas.

O treino feito em terrenos acidentados, faculta um bom condicionamento físico, psicológico, e especialmente segurança no desempenho atlético. Os atletas de fundo obtêm bons resultados treinando em terrenos montanhosos. O peso do próprio corpo tanto na subida como na descida faz com que os membros inferiores recebam um trabalho de resistência localizada, sendo este fortalecimento benéfico para a sua condição física.

Um grande número de atletas treina somente em terreno plano, tanto em parques como em praias, criando desta forma uma falsa ideia que este é o melhor treino físico para eles. Mas estão errados a meu ver.


O treino feito em terrenos acidentados deve ser estudado e criado pormenorizadamente, para desta forma evitarmos problemas de contusões, entorses, ou sejam lesões ao nível das articulações tíbio-tarsicas, bem como ao nível do joelho.


Nas descidas principalmente, aumenta consideravelmente a possibilidade de problemas físicos como contusões nos joelhos, nos tendões e calcâneo. Normalmente o corredor tem a ansiedade de aumentar a sua velocidade, no entanto correr em zonas acidentadas com treinos bem programado, obtém-se ritmo, equilíbrio e força muscular.


Este tipo de trabalho torna-se interessante e agradável, principalmente se estiver a ser efectuado num espaço verde, por exemplo, num jardim.


A corrida ou treino em terreno acidentado deve ser orientado e aplicada ao atleta quando o seu treinador tiver a certeza e a convicção que o seu atleta esta preparado para esta actividade, que sem duvida vai aumenta os seus batimentos cardíacos, - trabalho cardiovascular.

Correr em terreno acidentado, montanha, subidas descidas é considerado o melhor treino para trabalhar a força muscular e a resistência cardio-pulmonar.

Bons Treinos.

Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: