domingo, 18 de julho de 2010

Jogos Tradicionais - "A MACACA"

Considerado como Jogo Tradicional que combina pontaria, equilíbrio e muita habilidade, a Macaca joga-se em todo o mundo com inúmeras variantes.

Idade: mais de 7 anos,
Duração aproximada: 30 minutos
Jogadores: dois ou mais
Material: Espaço livre, pau de giz ou mesmo um pedaço de telha.
Desenvolvimento:
Desenha-se o percurso no solo, tal como se vê na figura. O espaço exterior em frente da casa número 1 é a "Terra" e o semicírculo superior é o “Céu”.
O primeiro jogador lança uma pedra do espaço designado por “Terra”, procurando acertar na primeira casa. Se a pedra tocar na linha ou sair para fora, joga o seguinte jogador. Se acertar, o jogador fará o percurso para a apanhar.
Para apanhar a pedra, o jogador deve sair ao pé-coxinho de casa em casa, excepto sobre a que possuiu a pedra. Nas casas 4/5 e 7/8 deve pisar com um pé em cada uma simultaneamente.
Ao chegar ao “Céu” pode descansar. A partida da casa anterior à da pedra, o jogador apanha-a, ao pé-coxinho, e termina o circuito. Se conseguir realizar todo o percurso, volta a lançar a pedra para a casa seguinte. Se falhar, passa a vez ao jogador seguinte e na próxima ronda prosseguirá a partir dessa casa.
Cada vez que se realiza todo o percurso de 1 a 8, o jogador atira a pedra, de costas, por cima do ombro. Se acertar numa casa, passa a ser dele e marca-a com o seu nome. Pode descansar nela, com os dois pés e os outros jogadores não podem pisá-la.
O jogo termina quando todas as casas têm proprietário ou é impossível realizar o percurso.
Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: