quarta-feira, 17 de novembro de 2021

O papel de um bom massagista num clube desportivo ...

 

Imagem retirada de "Guarda Runners"



O papel de um bom massagista num clube desportivo é fundamental para o alto rendimento dos seus atletas.

Nunca confundir massagista com fisioterapeuta ou fisiatra.

O massagista é um especialista que concentra a sua ação nas massagens e tem a responsabilidade de dar as primeiras assistências aos atletas nos locais de treino e durante os jogos oficiais.

O seu principal trabalho para com o atleta é acelerar o processo de recuperação, além de reduzir a fadiga, as tensões musculares e articulares.

É importante que o massagista tenha conhecimento sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros na atividade desportiva.

Na prática do futebol, a contusão, as entorses e mesmo as luxações são situações que ocorrem com muita frequência durante os jogos e mesmo durante os próprios treinos. Quer isto dizer que a atuação imediata do massagista é fundamental para aliviar a dor e reduzir ao mínimo o hematoma e os componentes inflamatórios (através do frio, compressão e elevação).


No que diz respeito ás prevenção de lesões e mecanismos para favorecer o relaxamento muscular, o massagista deverá utilizar os efeitos terapêuticos das suas técnicas através do estímulo à circulação venosa e linfática, bem como do alívio dos pontos de tensão na zona afetada.


Dignifiquem a profissão do massagista desportivo!

 

Nenhum comentário: