quarta-feira, 22 de julho de 2020

Como organizar a tua Sessão de Atividade Física?


Dependendo do nível habitual de prática de exercício físico, a sua condição física e o seu estado de saúde agrupámos as diferentes propostas com exemplos de exercícios que poderá realizar em casa. Inspire-se!

 Aquecimento:
Tem por finalidade preparar o organismo para a parte principal da sessão de exercício, permitindo ativar os sistemas e aparelhos mobilizados durante a mesma (cardiorrespiratório, hormonal, músculo- -esquelético, entre outros). Deverá privilegiar exercícios realizados de forma cíclica que envolvam os grandes grupos musculares (e g. marcha no lugar, corrida, bicicleta, elíptica, etc.). Duração – 5 a 10 minutos.

 Parte principal:
Esta parte da sessão deverá ir ao encontro dos seus objetivos, devendo ser realizada em função das suas limitações, nível de prática e de aptidão física e disponibilidade. Num contexto de isolamento social, poderá incluir atividades aeróbias e exercícios de treino de força muscular para os principais grupos musculares: membros inferiores, membros superiores, tronco (anterior e posterior). Duração – pelo menos 20 minutos.

Retorno à calma:
Dedique os minutos finais da sessão de exercício para relaxar, diminuindo gradualmente o seu ritmo cardíaco e recuperando do esforço realizado. Aproveite para alongar os seus músculos com alguns movimentos específicos. Deve adaptar o tempo desta fase em função da intensidade do esforço que realizou previamente. Duração – 5 a 10 minutos.

MANTÉM-te Ativo!

Nenhum comentário: