quarta-feira, 16 de maio de 2018

A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL
A massificação e a comercialização têm sido apontadas por sociólogos como a origem estrutural de comportamentos desviantes no desporto, como a violência, o doping, a fraude entre outros. 

Reforçando a teoria de “reflexo da sociedade”, o professor Luiz Felipe Baeta Neves Flores, pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Sorbonne (França), vai ainda mais longe, ao afirmar que a “violência é intrínseca à vida social, ressaltando que, sem ela, a vida social seria impensável, histórica e logicamente”. 

O psicólogo Volkamer chegou à conclusão de que as equipas desportivas são versões reduzidas da sociedade, com as frustrações, recompensas e interacções inerentes aos grupos sociais.

Diversas ciências, cada uma à sua maneira e sob o seu ponto de vista, tentam identificar as origens e motivações da violência no Desporto concretamente no Futebol. 

Quem se concentra apenas na Psicologia, por exemplo, depara-se não com apenas uma, mas sim com quatro teorias que explicam a agressividade humana: 

-A teoria dos instintos e impulsos;
-A teoria das frustração agressão;
-A teoria da aprendizagem social;
-E a teoria da frustração agressão revisada.

Penso não existir uma ciência ou mesmo um consenso sobre estas origens e motivações. A meu ver e salvo melhor opinião em contrária parece-me que A VIOLÊNCIA é um tema complexo e no campo do Desporto – possui pouca literatura cientifica. No Futebol, que mexem com grandes camadas de adeptos, posso dizer que ainda é um paradoxo.

Vamos deixar esta matéria para estudo dos Psicólogos Desportivos.

Nenhum comentário: