quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ser treinador de camadas jovens.

O Futebol, enquanto desporto de massas e como fenómeno social, deve ser observado em função da capacidade de intervenção na rentabilização desses níveis motivacionais dos jovens, para valorização do processo de transmissão de valores fundamentais ao desenvolvimento da sociedade atual.
Por outro lado, as características do jogo de futebol têm sofrido uma enorme transformação. Este aumentar de interesse e de mediatização da modalidade aparece associado a um maior número de investigações científicas em torno desta modalidade e, consequentemente, de novas formas de pensar e agir no treino e no jogo.
Esta evolução ao nível dos conhecimentos científicos e do entendimento do Futebol resultou na melhoria dos métodos de treino e da qualidade do jogo. É neste contexto complexo, e no reconhecimento da contribuição fundamental do papel do treinador nestas duas dimensões fundamentais do desenvolvimento dos jovens praticantes – desenvolvimento do conhecimento do jogo e formação pessoal, que reconhecemos que o treinador deve ser visto como mais do que um simples técnico que apresenta exercícios, mas também um educador que desempenha funções de pedagogo e de agente transmissor de valores éticos, morais e sociais.
O sentido de responsabilidade, a procura de novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas competências, a capacidade de reflexão e a adequação da sua intervenção profissional às diferentes situações, fazem parte desse processo complexo que é ser treinador de jovens.
Torna-se fundamental assumir que a prática desportiva por parte do jovem atleta, deve estar associada a uma forte componente de desenvolvimento desportivo e pessoal. Por outro lado, esta realidade só será possível se o principal agente formador, diga-se treinador, possuir competências e conhecimentos que lhe permitam promover a formação integral do Homem no seu todo.
Finalmente, não basta ao treinador colocar o jovem praticante a fazer determinado exercício tempo infinito, sem que lhe transmita o objetivo, a forma do bem - fazer e a finalização. Só desta forma o jovem conseguirá atingir o objetivo principal do treino realizado. Não esquecer que o resultado final do jovem praticante é o produto da ação do seu treinador. 

Nenhum comentário: