domingo, 18 de outubro de 2015

Nutrição e Desporto

Realizou-se no passado dia 17 de outubro – (sábado), no Centro de Apoio Rural de Carrazeda de Ansiães uma palestra intitulada “Nutrição e Desporto”, da responsabilidade do Departamento de Formação do Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães. O evento contou com os palestrantes: Dr.ª Cátia Carvalho com o tema Nutrição e Desporto e Dr.º Albino Gomes com o «”Exercício Físico - Desporto”».
 
Ao nível da plateia, esta estava, na sua maioria, composta por jovens atletas da entidade organizadora do evento, apenas cinco pais dos jovens presentes e ainda três adultos aquém muito interessa os temas abordados.
 
1- Pontos Positivos da Iniciativa:
- É de enaltecer este tipo de evento,
- O período do dia foi o mais aconselhado e o mais correto para este tipo e iniciativa, uma vez que não colidiu com outra iniciativa realizada na sede do concelho.
 
2- Pontos menos positivos da iniciativa:
- O não cumprimento dos horários, nomeadamente o início da palesta,
- Considerando o fato do público presente ser composto em grande parte por jovens atletas, deveria de haver uma reformulação aos diapositivos apresentados, nomeadamente na palestra sobre a “Nutrição e Desporto”.
- Faltou também uma palavra do Presidente do F.C.C.A. explicando muito simplificadamente as razões que levaram à realização desta iniciativa, tendo em conta que a mesma era aberta a toda população.
- (Talvez a falta de divulgação juntos dos meios mais adequados) - Rádio Ansiães.
 
3- Resumindo:
Pessoalmente, gostei das palestras. Os oradores eram pessoas conhecedoras das matérias apresentadas, pena foi a pouca adesão por parte da população.
 
No que se refere à ideia deixada pelo Drº. Albino Gomes no período do debate, em que refere, e bem, a necessidade de se fazer uma sessão sobre o Suporte Básico de Vida. Relembro neste caso ao Exmo. Senhor Vereador do Pelouro do Desporto do Município de Carrazeda de Ansiães [também presente na sessão], que o funcionário municipal em regime de mobilidade interna e afeto ao Setor do Desporto apresentou ao seu superior hierárquico - (Eng.º Roberto), no passado mês de agosto uma proposta sobre a realização de um CURSO de 3 dias, com o tema ”O Suporte Avançado de Vida” e que o mesmo não foi posto em pratica até ao momento.
 
Para terminar, relembro que em matéria de “Morte Súbita no Desporto” ao nível nacional, entre o ano de 1973 a 2005 foram registados dez óbitos, todos atletas de alta competição e com idades compreendias entre os 19 e os 36 anos, os quais se passam a apresentar:
(- Hugo Cunha (25/06/05) 28 anos (Futebolista – U. Leiria), Paragem cardiorrespiratória.
- Bruno Baião (15/05/04) 19 anos (Futebolista - Benfica), Dupla paragem cardiorrespiratória.
- Miklos Fehér (25/01/04) 24 anos (Futebolista – Benfica), Paragem cardiorrespiratória.
- Paulo Pinto (03/03/02) 27 anos (Basquetebolista – Aveiro Basquete), Ataque cardíaco.
- Landu Ndonbasi (17/01/02) 36 anos (Futebolista – Oliveira de Frades), Causas desconhecidas
-Paulo Sérgio (26/12/00) 22 anos (Futebolista), Paragem cardíaca.
- Rui Guimarães (06/07/98) 22 anos (Basquetebolista – Portugal Telecom), Problema cardíaco.
- Angel Almeyda (29/07/97) 25 anos (Basquetebolista – Portugal Telecom), Problema cardíaco.
- Navalho (23/08/87) 20 anos (Futebolista – Atlético), Enfarte agudo do miocárdio.
- Pavão (16/12/73) 26 anos (Futebolista – FC Porto), Paragem cardíaca).
[Dados retirada do Jornal “Correio da Manhã” de 09/03/2007- em http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/evitar-a-morte-subita.html]. Fora os casos que não foram registados.
 

Um comentário:

Abcdesporto disse...

Ressalva: Onde se Lê Suporte Avançado de Vida, deverá ler-se "Suporte Básico de Vida".
Obrigado pela atenção.