domingo, 3 de outubro de 2010

Actividade Física e Saúde.

A par das evidências de que o homem contemporâneo utiliza-se cada vez menos das suas potencias corporais e de que o baixo nível da actividade física é factor decisivo no desenvolvimento de doenças degenerativas sustenta-se a hipótese da necessidade de se promoverem mudanças significativas no seu estilo de vida, levando-o a incorporar a prática da actividades físicas no seu dia-a-dia.
Nessa perspectiva, o interesse em conceitos como “ACTIVIDADE FÍSICA”,ESTILO DE VIDA” e “QUALIDADE DE VIDA” vem adquirindo relevância, no que diz respeito à melhoria do bem-estar do indivíduo por meio do incremento do nível da actividade física habitual da população.
Da análise às justificativas presentes nas propostas de implementação de programas de promoção da saúde e qualidade de vida por meio do incremento da actividade física, depreende-se que o principal argumento teórico utilizado está fundamentado no paradigma contemporâneo do estilo de Vida Activa.
Tal estilo tem sido apontado, por vários sectores da comunidade científica, como um dos factores mais importantes na elaboração das propostas de promoção de saúde e da qualidade de vida da população. Este entendimento fundamenta-se em pressupostos elaborados dentro de um referencial teórico que associa o estilo de vida saudável ao hábito da prática de actividade físicas e, consequentemente, a melhores padrões de saúde e qualidade de vida. Este referencial toma a forma de um paradigma na medida em que constitui o modelo contemporâneo no qual se fundamentam a maioria dos estudos envolvendo a relação positiva entre actividade física, saúde, estilo de vida e qualidade de vida. Identifica-se, neste paradigma, a interacção das dimensões da promoção da saúde, da qualidade de vida e da actividade física dentro de um movimento denominado aqui de Movimento Vida Activa, o qual vem sendo desencadeado no âmbito da Educação Física e da Ciências do Desporto, cujo eixo epistemológico centra-se no incremento do nível de actividade física habitual da população em geral.
O pressuposto sustenta a necessidade de se proporcionar um maior conhecimento, por parte da população, sobre os benefícios da actividade física e de se aumentar o seu envolvimento com actividades que resultem em gasto energético acima do repouso, tornando os indivíduos mais activos.
Neste cenário, entende-se que o incremento do nível de actividade física constitui um factor fundamental de melhoria da saúde de toda uma população sistematicamente activa.
Já sabe. A sua saúde depende do seu estilo de vida. Pratique Actividade Física pelo menos trinta minutos por dia e veja a sua saúde crescer.
Abcdesporto /C.Fernandes

Nenhum comentário: