domingo, 29 de agosto de 2010

Artrite Reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença crónica que provoca inflamação de várias articulações. Geralmente, ocorre nas mesmas articulações em ambos os membros (simétrica).

Origem:
Alguns autores consideram desconhecida a origem da doença (idiopática), mas a maioria considera ser uma doença auto-imune, ou seja, resulta de uma reacção do organismo contra ele próprio. As células do sistema imunológico (células de defesa do organismo), desencadeiam uma reacção inflamatória nas articulações.
As articulações são revestidas pela membrana sinovial, constituída por tecido conjuntivo. Este é responsável pela produção de líquido sinovial que nutre e lubrifica a articulação, permitindo a movimentação sem lesões e dor. Na artrite reumatóide, a membrana está lesionada e há nessa zona uma reacção inflamatória.
Pessoas atingidas:
Surge com maior frequência entre os 35 e 55 anos, atingindo mais as mulheres.
A artrite manifesta-se por crises, com períodos de melhoria e declínio. Devido à deformidade e limitação permanente de movimento, a artrite pode provocar incapacidade para o trabalho.
Sinais e sintomas:
Os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa, alguns são comuns aos de outras doenças, o que pode dificultar o diagnóstico no início da doença.
- Astenia (fraqueza)
- Sensação de formigueiro e dormência nos membros
- Perda de peso
- Calor
- Pele avermelhada
- Dor nas articulações, aumenta nos movimentos de rotação e transporte de pesos
- Edema (inchaço)
- Febre
- Rigidez nas articulações de manhã
- Dificuldade em mobilizar a articulação, mais acentuada de manhã ou após um período de repouso. Esta rigidez vai diminuindo ao longo do dia.

Nas crianças, a febre é mais persistente e pode surgir antes dos sintomas articulares.
A dor é mais acentuada com o movimento, de manhã ou após um período de repouso.

Articulações mais atingidas:
São várias as articulações onde surge a artrite, sendo mais frequente nas das mãos, punhos, cotovelos, ombros e pescoço.
Diagnóstico:
O médico faz o diagnóstico através do exame físico ao doente, após saber os sinais, sintomas e observar as articulações atingidas. Para confirmar o diagnóstico, é necessário haver sinais de alteração em várias articulações, recorrer a exames de sangue, RX e ressonância magnética.
Prognóstico:
Devido a ser uma doença auto-imune, ainda não há cura. É uma doença cíclica porque tem períodos de melhoria.
A doença evolui mais depressa se surgir em pessoas jovens, nas análises os valores característicos da infecção e factor reumatóide se mantiverem elevados por grandes períodos, quando há grande número de articulações afectadas, alterações ósseas no início da doença e doenças secundárias a esta.

Tratamento:
A artrite não tem cura, os medicamentos usados têm como objectivo minimizar os sintomas e retardar a evolução da doença.
O diagnóstico e tratamento precoce permitem melhorar a qualidade de vida, através do alívio da dor e manutenção da funcionalidade da articulação, evitar limitações funcionais e maus prognósticos.
O reumatologista pode considerar necessário encaminhar para cirurgia ás articulações com alteração da funcionalidade e muito dolorosas
A fisioterapia ajuda na melhoria da dor e funcionalidade.
O médico pode considerar necessário o acompanhamento de um nutricionista nos doentes com excesso de peso, afim de aliviar a sobrecarga nas articulações. Nos doentes que perderam peso, é fundamental o acompanhamento deste especialista.
Estes doentes devem ser acompanhados na consulta da dor, de forma a terem melhor qualidade de vida.
Recebido por e-mail

Nenhum comentário: