O aprendiz de futebol pode
não consistir na precisão de números de tarefas, mas na espontaneidade de todo
o organismo do jogador e a coordenação das interações que une todos os
jogadores ao grupo e no tempo. Essa busca primeiramente deve ser estimulada
pelo educador, dada a importância de liberar a criatividade e plasticidade” - (ELMOR,
2002).
Os
treinadores podem expressar e apresentar vários tipos de comportamento, de
acordo com a sua personalidade. Por exemplo: disciplinadores, pontuais,
autoritários ou exigentes; organizados, dando ênfase aos aspetos pedagógicos e
metodológicos, respeitando as regras morais e éticas. E no extremo temos os
treinadores liberais, exclusivistas e intuitivos, mas são vaidosos não aceitam
opiniões (CARRAVETTA, 2002).
No entanto para se
trabalhar em categorias de
base ele precisa de ter algumas características, como por exemplo: ser alegre e
bom transmissor de conhecimentos e valores para que possa promover no atleta
uma participação motivadora nos diferentes treinos- (DOSIL, 2001). Sendo
muito próximo dos atletas, exerce influência no comportamento dos mesmos. Pode
ser técnico, educador, conselheiro e líder (CARRAVETTA, 2001).
A maneira como um técnico
se comporta frente à sua equipa, está intimamente associado aos comportamentos
de seus atletas refletindo na relação social e execução das tarefas (CARVALHO;
RODRIGUES; SIMÕES, 1998).
Para o treinador que
trabalha com jovens atletas é necessário que tenha uma teoria de treino que
também atenda as necessidades e interesses dos mesmos (HAHN, 1998).
É preciso esclarecer quais
são os objetivos trabalhados e fundamentalmente compreender que os modelos do
desporto são diferentes nos atletas infantis em relação ao profissional. O
fundamental é o desenvolvimento como pessoa, que saiba ganhar e perder (NUÑES
CARDENAS, 2005).
O
técnico influencia muito na educação dos atletas, não se limita apenas a transmissão
dos conhecimentos para um melhor rendimento destes, ele é o facilitador da
realização do atleta como ser humano (MARQUES; KURODA, 2000).
O educador poderá ser um
pai (mãe), orientador(a) ou treinador(a), que procura integrar a transmissão de
conhecimento com a necessidade do atleta reconhecer sua realidade para que
possa desenvolver um senso crítico para transformá-la (ELMOR, 2002).
A
função de treinador é difícil, mas também poderá ser gratificante no que se
refere a vencer as competições e também proporcionar um clima de crescimento
individual e grupo para seus atletas (BECKER JUNIOR, 2000).
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