
A Lista de Substâncias e Métodos Proibidas para 2012
Consulte no Link indicado:
http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Perguntas%20e%20Respostas%20Lista%202012.pdf
Alentejo com maior número de câmaras que mais investem em cultura e desporto | |
A região do Alentejo concentrava em 2010 o maior número de
câmaras com uma proporção de despesa em cultura e desporto superior a 20%,
revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados fazem parte dos Anuários Estatísticos Regionais do INE, hoje apresentados, e colocam Viana do Alentejo como o município que mais investe em cultura e desporto e Carrazeda de Ansiães como o que menos emprega naquelas atividades. De acordo com os anuários, em 2010 cerca de 8,9% do total de despesas correntes e de capital das câmaras municipais destinavam-se a atividades culturais e de desporto. O Alentejo era a região com maior proporção neste indicador (10,9%), seguida do Algarve e da Região Autónoma dos Açores (10,7%) e da região Centro (9,7%), completando assim o conjunto de regiões NUTS II (nomenclatura das unidades territoriais estatísticas de segundo nível, correspondentes às sete regiões do país) que apresentavam proporções acima da média nacional. No que respeita aos números de cada município, a região do Alentejo concentrava em 2010 o maior número de câmaras com uma proporção de despesa em cultura e desporto superior a 20%. De acordo com os dados do INE, o valor mais alto de todo o país estava em Viana do Alentejo (43,9%), seguindo-se Castelo de Vide (32,2%), Montemor-o-Velho (30,9%), Campo Maior (28,5%) e Fronteira (27,1%). Nas regiões Norte e Centro predominavam os municípios em que a parte das despesas totais dedicada a atividades culturais e de desporto era inferior a 5%. O município com menor percentagem de despesa em cultura e desporto era Carrazeda de Ansiães, com 0,8%.
In: Diário Online Algarve - terça feira 29 de novembro
|
Um grande número de atletas treina somente em terreno plano, tanto em parques como em praias, criando desta forma uma falsa ideia que este é o melhor treino físico para eles. Mas estão errados a meu ver.
O treino feito em terrenos acidentados deve ser estudado e criado pormenorizadamente, para desta forma evitarmos problemas de contusões, entorses, ou sejam lesões ao nível das articulações tíbio-tarsicas, bem como ao nível do joelho.
Nas descidas principalmente, aumenta consideravelmente a possibilidade de problemas físicos como contusões nos joelhos, nos tendões e calcâneo. Normalmente o corredor tem a ansiedade de aumentar a sua velocidade, no entanto correr em zonas acidentadas com treinos bem programado, obtém-se ritmo, equilíbrio e força muscular.
Este tipo de trabalho torna-se interessante e agradável, principalmente se estiver a ser efectuado num espaço verde, por exemplo, num jardim.
A corrida ou treino em terreno acidentado deve ser orientado e aplicada ao atleta quando o seu treinador tiver a certeza e a convicção que o seu atleta esta preparado para esta actividade, que sem duvida vai aumenta os seus batimentos cardíacos, - trabalho cardiovascular.
Correr em terreno acidentado, montanha, subidas descidas é considerado o melhor treino para trabalhar a força muscular e a resistência cardio-pulmonar.
Bons Treinos.
Abcdesporto/C.Fernandes