segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exercicio Fisico em Tempo Frio

O tempo frio aproxima-se e desde já alertamos as pessoas habituadas a praticar atividade física que não se esqueçam de continuar. Nem só no verão se trabalha o corpo, ou o físico, é no inverno que há mais necessidade de praticar atividade física. Isto porquê? 
O inverno é uma estação excelente para comer: chocolates, feijoadas, abusar da alimentação rica em lípidos, (designação cientifica das substancias vulgarmente camadas de gorduras), das quais devemos limitar o consumo de gorduras saturadas e dar preferência às poli e monoinsaturadas que são protetoras
 do sistema cardiovascular. 
O fato de sentirmos vontade de ingerir alimentos mais fortes e gordurosos é uma necessidade do corpo em relação ao frio. Por outro lado, sair da cama mais cedo, em época de tempo frio, para praticar atividade física dá uma preguiça… que só visto. 
Para afastar este mal próprio dos sedentários, levando em conta os benefícios da prática de atividade física durante o inverno, levou-nos a abordar este assunto. 
Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a frequência, o volume e a intensidade da atividade física, não deve se alterada durante o inverno. Isso significa, que devemos continuar a praticar os exercícios e a atividade física do costume. 
Devemos elaborar um plano de treino que vise trabalhar o físico de forma idêntica como em época de verão, para que o nosso peso não aumente. 
Os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações. O que ocorre é que como a ingestão calórica aumenta bastante durante o frio, as pessoas tendem a engordar. Assim, ao deixar de praticar atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior. 
A prática do exercício físico regular aumenta a boa disposição do praticante na sua atividade diária profissional. Há uma clara sensação de bem-estar, devido ao aumento de endorfina que por sua vez leva a um aumento das capacidades cardio-respiratórias do praticante e á manutenção da sua força muscular. 
No entanto, se por um lado os benefícios da atividade física no inverno são bem próximos aos do verão, por outro lado, os cuidados que se deve ter para a prática do exercício físico durante o inverno são diferentes. É preciso que o período de aquecimento seja maior (de vinte minutos, em média), devemos dar ainda mais realce aos alongamentos, para evitar lesões musculares. Também não esquecer no uso de roupas leves, mas que aqueçam o praticante, por ultimo não esquecer a hidratação do corpo. 
Como esta a ver, só Benefícios com a prática da atividade Física regular, quer seja verão ou mesmo inverno. 

Não se esqueça que “Corpo a Mexer É coração a Bater”
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: