domingo, 18 de abril de 2010

Lesões Musculares – Cãibras e Estiramentos

Em seres humanos, é comum observarmos o espasmo muscular localizado. O mecanismo deste fenómeno não foi satisfatoriamente elucidado nem mesmo em animais experimentais, mas sabe-se que estímulos dolorosos vindos da medula espinhal (que controla as funções sensitiva e motora) podem causar espasmo reflexo de músculos localizados.
Sabe-se que as cãibras estão relacionadas com a diminuição do nível de alguns minerais no nosso orgnismo, tais como cálcio, potássio e magnésio. No entanto o seu mecanismo completo é desconhecido.

Estas ocorrem mais a noite e geralmente há histórias de grande actividade física naquele dia ou a presença de doenças crónicas que diminuem as nossas reservas de minerais no organismo.

Estas também Podem ocorrer durante a actividade física.

Sintoma:
É uma dor tipo aperto, de início súbito que ocorre geralmente na "coxa da perna", causando forte contracção da musculatura por alguns segundos ou minutos.

O que fazer?
Aquecer o local com compressas quentes ou massagem vigorosa.
Coma banana, raiz de nabo que são ricos em potássio.


ESTIRAMENTOS:

Ocorre quando há algum movimento brusco ou exagerado do músculo, levando ao estiramento muscular além da sua capacidade, causando o rompimento de algumas fibras musculares.
Podem aparecer hematomas sob a pele dependendo do grau de estiramento.

O que fazer?
Fazer compressas frias no local e procurar ajuda médico para analisar o grau da lesão.
Por Abcdesporto/ C.Fernandes

Nenhum comentário: