domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tragédia na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olimpicos de Inverno 2010


A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que vão decorrer em Vancouver, Canadá, ficou manchada pela morte de um atleta da Geórgia, num dia marcado por outros incidentes.
Durante uma sessão de treinos, poucas horas da cerimónia de abertura deste alto evento desportivo de Inverno, Nodar Kumaritashvili despistou com o seu "luge" na pista de Whistler. Despiste que acabou por ser fatal para o jovem com 21 anos de idade.
Dentro do estádio Olímpico, a cerimónia foi pautada por pausas silenciosas, discursos de condolências e bandeiras a meia haste. Os companheiros do jovem atleta de "luge" desfilaram com fumos negros nos braços.
Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional, usou a palavra para expressar as suas condolências pela morte do atleta do "luge".
No entanto, não foi só a morte de Kumaritashvili que marcou negativamente este dia, preparado há sete anos pela organização canadiana para ser uma grande festa.

Horas antes da cerimónia, centenas de pessoas protestavam contra os Jogos Olímpicos, chegaram a confrontar-se com a polícia, obrigando a um desvio no percurso da tocha olímpica.

Finalmente, quando se estava a atingir o clímax de um espectáculo de três horas, um erro técnico arruinou a simetria prevista para o acender da chama olímpica, quando um dos quatro pilares por onde iria subir a chama falhou, impediu a patinadora Catriona LeMay Doan de se juntar a outras três grandes figuras do desporto canadiano.
Para complicar ainda mais as coisas à organização canadiana, o tempo não está a facilitar, principalmente nas duas pistas de esqui, obrigando ao cancelamento de alguns treinos e para já, ao adiamento de um evento do esqui alpino.
Por Abcdesporto/C.Fernandes
(Fotos de Peter PARKS/AFP)

Nenhum comentário: