quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A HÉRNIA HIATAL

A Hérnia Hiatal é uma das condições mal interpretadas e acusadas equivocadamente. São muitas as pessoas que se queixam da sua hérnia como responsável por muitos sintomas que não são provocados pela hérnia.
Pacientes com hérnia precisam entender de uma vez por todas o que é e como pode ocorrer. As pessoas com hérnia hiatal necessitam saber ser este, um problema frequente com necessidade de orientação médica adequada.

A sua Anatomia:
O diafragma é uma capa muscular separando o a caixa tóraxica do abdome, Quando a pessoa respira profundamente o diafragma, que é em forma de uma cúpula, contrai-se, tornando-se plano. Assim o diafragma puxa o ar para dentro do pulmão. À esquerda do diafragma existe um pequeno orifício pelo qual passa o esôfago. Normalmente este orifício é pequeno e o esôfago fixa-se nele por vários ligamentos.

O estômago situa-se abaixo do diafragma.

Como surgue uma hérnia hiatal?
Em algumas pessoas, o hiato ou orifício do diafragma enfraquece e aumenta o seu diâmetro. Não é conhecida a razão porque isto ocorre. No entanto pode ser devido à hereditariedade, obesidade, exercícios como levantamento de peso, ou muito esforço para evacuar. Independente da causa, uma porção do estômago hernia ou move-se para cima, para dentro da cavidade torácica através do orifício dilatado.

Existem três tipos de hérnia hiatal :
1- Hérnia de Deslizamento -
É o tipo mais comum de hérnia hiatal, a porção herniada do estômago desliza para cima do diafragma. Estas hérnias normalmente são pequenas e usualmente não causam problemas ou sintomas.
2- Hérnia Hiatal Fixa - Neste caso a parte superior do estômago está fixada no tórax. Mesmo com esta hérnia pode haver poucos sintomas. Entretanto, o potencial de problemas no esôfago é aumentado.
3- Hérnia Hiatal Complicada - Felizmente este tipo de hérnia é incomum. Inclui uma variedade de herniação do estômago, o estômago aloja-se totalmente no tórax. Há uma alta probabilidade que problemas médicos ocorrem e o tratamento frequentemente envolve cirurgia.

Quais os Sintomas:
Em muitos pacientes, a hérnia hiatal não causa sintomas, isto é especialmente verdadeiro para as hérnias de desligamento. Quando os sintomas ocorrem, pode ser a azia e/ou regurgitação, quando há refluxo ácido do estômago para dentro do esôfago. Alguns pacientes com hérnia hiatal fixa têm crônico refluxo ácido para o esôfago podendo causar dano e mesmo hemorragia. A anemia, ou baixa contagem de células no exame de sangue pode acontecer numa fase posterior à inflamação crônica na parte inferior do esôfago, pode ainda produzir uma cicatrização e um estreitamento dessa área. Nesta fase a deglutição é difícil pela obstrução da passagem do alimento.

Diagnóstico:
O diagnóstico de uma hérnia hiatal pode ser feito por um "Raio X" constratado de esôfago e pela endoscopia alta.
Complicações:
Azia crônica e inflamação na parte inferior do esôfago, chamada esofagite de refluxo; anemia devido à hemorragia crônica na porção inferior do esôfago; cicatrização e estreitamento da parte inferior do esôfago causando dificuldade na deglutição; enquanto o paciente dorme, a secreção gástrica pode refluir para o esôfago e para dentro do pulmão causando desta forma tosse crônica, asma bronquica, ou mesmo pneumonia.
Tratamento:
O tratamento é necessário quando a azia for constante ou dificuldade de deglutição. A esofagite e a ulceração da parte inferior o esôfago também necessitam de tratamento. O tratamento pode ser clínico ou dependendo da situação a opção cirúrgica é preferível.

Cuidados a ter para evitar esta patologia:
1- Comer menos e distribuir alimentação ao longo do dia;,
2- Evitar comer ou beber 2 horas antes de ir dormir,
3- Eliminar fatores que aumentam a pressão intra-abdominal: cintas e roupas apertadas, ou mesmo exercícios abdominais,
4- Se for obeso, perder peso, a obesidade causa refluxo,
5- Eliminar ou reduzir significativamente cigarros, álcool, alimentos gordurosos, café e chocolate 6- Elevar a cabeceira da cama em mais ou menos a 15graus, para a gravidade ajudar a evitar o refluxo gastresofágico durante o sono;
Outros tratamentos:
Drogas:
Alguns comprimidos reduzem a secreção ácida do estômago, enquanto outros aumentam a força da parte inferior do esôfago, reduzindo o refluxo ácido.
Cirurgia:
A mera presença da hérnia hiatal não é razão para cirurgia, mas a presença de esofagite, phmetria com parâmetros alterados, e a ineficiência medicamentosa, pode ser uma razão.

Conclusão: A hérnia hiatal é extremamente comum e nem sempre causa sintomas ou problemas. Entretanto, quando há problemas pode ser tratado efetivamente com medicamentos ou mesmo com cirurgia.

in: Pesquisa "médica"

Nenhum comentário: