sexta-feira, 30 de outubro de 2009

XXIX Congresso Nacional de Ortopedia

Terminou hoje no Centro de Congressos da Alfândega - Porto o XXIX Congresso Nacional de Ortopedia e Trautatologia, onde o médico da Selecção Nacional de Futebol - Henrique Jones, declarou que os clubes europeus gastam em média por época desportiva 250 milhões de euros em lesões traumáticas. Dentro deste valor cerca de 20%, ou seja 50 milhões de euros, são gastos em lesões musculares, um número que o médico pensa ser possível reduzir.

“É necessário e possível desenvolver terapêuticas mais eficazes e potentes para que estas lesões musculares sejam superadas mais rapidamente. Isso significava uma melhoria clínica e uma consequente diminuição em termos económicos”, referiu, enfocando a “segurança” das decisões clínicas no processo: “Este objectivo de encurtar o número dias de paragem só pode ser feito com a certeza que o atleta recuperará totalmente nesse período”, declarou o médico clínico.

As lesões musculares mais frequentes são as que afectam a parte da coxa e dos gémeos. Estas lesões afectam também os tendões e o ligamento lateral interno do joelho, enquanto, de fora deste grupo, fica a lesão dos ligamentos cruzados do joelho, geralmente as que mais tempo de recuperação necessitam.

“Por exemplo numa lesão do ligamento cruzado anterior é necessário toda a prudência no tratamento e que só ao fim do sexto ou sétimo mês permite que o jogador regresse à competição”, alertou o médico da Selecção Nacional de Futebol, que, nestes casos, sente as próprias seguradoras “mais cautelosas” com o intuito de evitar novo risco de lesão.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: