domingo, 4 de outubro de 2009

TENDINITE

O que é? "Tendinite é o nome utilizado para a infla­mação do tendão e da sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão", refere o Dr. João de Carvalho Neto, ortopedista e traumatologista, no estudo Tendinite - O que é? Como acontece? Como tratar?
Excesso de força, movimentos repe­titivos, posições viciosas ou variações anatómicas do tendão podem ser responsáveis pela inflamação.
Faça isto. Reduza a actividade fí­sica que esteve na origem da tendi­nite. Faça alongamentos suaves do tendão e aplique gelo durante cerca de 15 minutos, duas vezes por dia até que a dor desapareça.

Ainda tem dores? Se a dor persistir, vá ao médico. É provável que lhe recomende o uso de anti-inflamatórios ou uma reabilitação física específica. Dependendo do caso, o seu médico pode requisitar uma ecografia para identificar roturas ou calcificações nos tecidos.

Como evitar? Fazer alongamentos antes e depois de praticar desporto ou de exercer actividades físicas repetitivas, como o uso do teclado e do rato do computador. No escritório, mantenha os cotovelos e os punhos apoiados e faça pausas regulares. No ginásio, execute os movimentos de forma correcta.

In Portal da Saúde

Nenhum comentário: