segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hemocultura

Hemocultura é um exame feito ao sangue para verificar a existência de bactérias, utilizando um meio de cultura próprio. Geralmente, é colhido sangue em dois locais distintos, por exemplo em cada braço. Este exame permite identificar o agente causador da doença e qual o medicamento indicado para o combater.

O exame é realizado se houver suspeita de uma infecção geral, grave no organismo (septicemia) ou por bactérias (bacteremia).
Preparação para o exame: Este exame não necessita de jejum, nem de preparação prévia.

Realização do exame: A colheita do sangue exige uma técnica asséptica, ou seja, tem que haver o máximo de cuidado no manuseamento do material e ao colher, para diminuir o risco de contaminação da amostra de sangue com organismos da pele ou do material usado.
O sangue é geralmente colhido de uma veia de cada braço, no mesmo local onde se colhe para uma análise normal ao sangue. O local da colheita deve ser bem desinfectado.

Se o doente tiver um cateter numa veia de grande calibre (cateter central, de diálise), o médico pode pedir uma colheita de sangue pelo cateter e outra de uma veia do braço (periférico).
O sangue é colocado com nova agulha, em frascos próprios, que contêm um meio de cultura específico e hermeticamente fechados.
Após a colheita, aguarda-se no mínimo 24 horas para se poder verificar se há presença de microorganismos. Se houver, são colocados em novos meios de cultura para serem identificados e posteriormente feito um teste com vários antibióticos, afim de se poder verificar a qual eles reagem, são sensíveis e a quais são resistentes.

O médico prescreve um ou mais do que um dos antibióticos, dependendo da situação e número de microorganismos, a que o microorganismo é sensível.
In: Conhecer Saúde

Nenhum comentário: